segunda-feira, 18 de abril de 2011

Veja como descartar corretamente medicamentos vencidos

Descarte incorreto pode ser prejudicial ao meio ambiente

O que fazer quando um medicamento vence? Muitas pessoas costumam jogar em lixos comuns ou pelo vaso sanitário, o que pode ser prejudicial para o meio ambiente. As substâncias químicas podem contaminar a água e o solo.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz comprova que as pessoas não sabem o que fazer com essas sobras. 1.009 pessoas da cidade de São Paulo foram entrevistados e indicaram que apenas 2,7% já tinham alguma orientação sobre o assunto. 75,32% descartam em lixo comum e 6,34% descartam pelo vaso sanitário.

O ideal é levar os remédios para o setor de vigilância sanitária da sua cidade. Lá, o material recolhido é incinerado de maneira correta. Além disso, algumas farmácias recolhem os remédios e encaminham elas mesmas para a vigilância.

Algumas cidades já acharam outras alternativas. Em Curitiba, existem postos de coleta de medicamentos nos terminais de ônibus. Já São Paulo recolhe os materiais na UBS (Unidades Básicas de Saúde). O grupo Pão de Açúcar também tem postos de coleta em suas filiais do país.

Leia mais no Atitude Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário