segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quantidade de homens com HPV cresce 14% em São Paulo

Vírus está relacionado a verrugas e até a câncer peniano

O número de homens infectados pelo vírus do HPV subiu 14% em SP, de acordo com o último levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que compara os resultados de 2009 com os de 2008. O dado é preocupante, pois representa 1.674 casos a mais em um ano. O vírus pode desencadear várias consequências no corpo masculino, desde a popular crista de galo, que são verrugas no órgão genital, até câncer peniano.

“Em alguns casos, o homem tem o vírus na pele do pênis ou na mucosa e não tem a doença ou o vírus fica instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar. Daí a importância de uma investigação e diagnóstico cuidadosos”, explicou Roberto Carvalho Silva, urologista do Centro de Referência DST/AIDS do Estado de São Paulo.

O especialista ressalta que 75% da população sexualmente ativa, em algum momento da vida, adquire esse vírus e uma porcentagem deste total vai desenvolver algum tipo de doença relacionada a ele. Segundo Silva, o tratamento masculino é igual ao feminino, e somente em casos extremos é necessária uma intervenção cirúrgica.

“O tratamento das lesões pode ser desde tópico, ou seja, através da medicação, colocando creme nas lesões ou fazendo aplicação de ácidos, ou cirúrgica, com laser ou eletro cauterização”, disse. O diagnóstico nos homens também é simples, segundo o médico. Inicialmente, há um exame físico para saber se há algum indício. Caso seja encontrada alguma anomalia, é necessário fazer uma biopsia para saber se está relacionada com os sintomas do HPV.

Leia a reportagem na íntegra no RROnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário