segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Satélites da Nasa registram seca recorde no Rio Negro, em Manaus

Menor nível de água no rio foi observado em 24 de outubro.Em 2010, Solimões e Amazonas também tiveram vazante recorde.

Imagens de satélite registradas pela Nasa e divulgadas no site Observatório da Terra neste fim de semana mostram o nível de água no Rio Negro, em Manaus, que enche aos poucos neste mês após atingir seu menor nível da história, em outubro.

Captadas pelo satélite Terra por meio do sistema Modis, as fotografias mostram dois períodos do Rio Negro nos arredores de Manaus, no Amazonas. A imagem mais recente foi feita nesta sexta-feira (10), quando o nível do rio estava em 17,49 metros, segundo dados divulgados no 37º boletim deste ano feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A segunda imagem, de 9 de dezembro de 2008, revelam como o Rio Negro estava mais volumoso. Também havia menos ilhas, que estavam cobertas pelas águas e ficaram à mostra em 2010. O Rio Negro teve seu nível de água mais baixo no dia 24 de outubro, com a marca de 13,63 metros, a mais baixa desde que as medições começaram a ser feitas em Manaus, em 1902.

Outros 2 rios na Amazônia também tiveram vazante recorde neste ano. No dia 22 de outubro, o CPRM registrou o nível de água mais baixo no Rio Amazonas, perto de Parintins. Em 11 de outubro, o Rio Solimões teve seu nível mais baixo desde 1982 no ponto de medição em Tabatinga, no Amazonas.

Veja as fotos no Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário