quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A sustentabilidade do mercado profissional do futuro está na educação














Esta é a aposta da Fundação Educere que teve um painel apresentado no segundo dia da Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, em Curitiba

O empresário e coordenador do Sistema Fiep - Unidade Campo Mourão, Ater Cristófoli apresentou nesta quarta-feira (19), durante a palestra "Educação e Sustentabilidade para a Empregabilidade, os resultados obtidos em dez anos da Fundação Educere, uma organização criada por Cristófoli que investe em educação profissional para adolescentes no município de Campo Mourão, Região Noroeste do Paraná.

Em uma região onde a agricultura movimenta a economia, Cristófoli resolveu apostar em tecnologia e abriu uma empresa de produtos médicos e odontológicos. O primeiro, e talvez o maior desafio enfrentado por ele foi a falta de mão-de-obra especializada. Contrariando as tendências de mercado, o empresário optou em investir na educação de jovens da região em vez de buscar profissionais prontos fora da região.

A partir da Fundação Educere, passou, então, a capacitar jovens com potencial inovador para preparar futuros empreendedores do setor produtivo de biotecnologia na região. "Os jovens da Fundação são, na maioria, alunos de escolas públicas locais, que recebem motivação para o empreendedorismo por meio de atividades sócio-educacionais de caráter multidisciplinar", completa Cristófoli que defende a ideia de que a empregabilidade sustentável só é possível por meio da educação.

Parcerias sustentáveis

Em dez anos de atuação, a escola da Fundação Educere apresentou bons resultados e despertou o interesse de outras organizações interessadas em contribuir com a iniciativa inovadora. Na lista de parceiros estão duas empresas do Sistema Fiep, o SESI PR e o SENAI. Com o apoio do empresariado, a escola já formou cerca de 100 jovens para o mercado de trabalho. "Boa parte dos jovens que passaram pela Fundação estão empregados", destaca Cristófoli.

A Fundação Educere mantém, ainda, uma incubadora tecnológica com o objetivo de incentivar o empreendorismo entre os jovens. Dois ex-alunos da Fundação aprenderam bem a lição e montaram uma fábrica de equipamentos médicos que hoje vende os produtos desenvolvidos para os principais estados brasileiros.

A Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável é organizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Centro Regional de Integração de Expertise (CRIE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário