terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ecotelhado

















A tecnologia se tornou importante aliada da natureza. Empresas que desenvolvem soluções ecologicamente corretas, principalmente no ramo da construção civil, estão tomando conta desse promissor mercado. Entre as novidades sustentáveis mais interessantes está o telhado verde, conhecido como ecotelhado.
O revestimento de plantas diminui a passagem do calor pelo telhado, que retém 70% da temperatura externa para dentro do ambiente. O diretor da empresa Ecotelhado, única do segmento no Brasil, João Manoel Linck Feijó, explica que a cobertura contribui principalmente na redução do uso do ar-condicionado. “Economizar energia significa gerar energia”, enfatiza.

Feijó lembra que o tipo de energia mais produzido no Brasil, a hidráulica, tem consumo muito alto de eletricidade na sua construção e ainda um impacto muito forte no meio ambiente, com a construção das barragens. O ecotelhado tem a finalidade de economizar energia. Segundo ele, em alguns lugares no País, onde o clima é mais ameno, é possível extinguir o uso de ar-condicionado e de refrigeradores de ar.

O telhado verde é composto de camadas que incluem materiais industrializados com alvéolas, para evitar que as raízes prejudiquem a estrutura do prédio, mais borracha EVA, reciclada da indústria de calçados. Para manutenção das plantas, em locais como Goiás, que em determinada época do ano a chuva é escassa, o cuidado é o mesmo dos jardins. Basta regar uma vez ao dia. João Manoel sugere, ainda, o reaproveitamento da água do banho, a chamada “água cinza”.

Mas os benefícios não se prendem à economia de energia. O telhado verde proporciona ainda mais umidade no ar, representando melhoria na qualidade de vida, principalmente em centros urbanos. O gasto, em média, para ser construído sobre lajes impermeabilizadas é de R$ 120 o metro quadrado.

Fonte: Portal da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário