terça-feira, 31 de agosto de 2010

Douglas Nascimento denuncia degradação através da arte

Interessado na conservação da história das cidades, o jornalista e fotógrafo paulista Douglas Nascimento criou o site São Paulo Abandonada, em que publica imagens de espaços da cidade que estão degradados ou foram demolidos


Como surgiu a ideia de fazer o site?
Foi durante uma época da minha vida em que eu estava muito estressado e acima do peso. Meu psicólogo me orientou a fazer caminhadas na rua e levar minha câmera para fotografar cenas de maneira despretensiosa. Comecei a fotografar fachadas de casas. Com o tempo, notei que alguns lugares por onde passava não estavam mais lá, tinham sido demolidos. Alguns amigos me falaram de site português Lisboa Abandonada e do argentino Basta de Demoler, nos quais cidadãos registram construções esquecidas na cidade. Achei genial e quis fazer algo similar.

Qual o objetivo?
Mostrar que o cidadão está perdendo quando se destrói um monumento ou uma casa antiga – perdendo sua história, sua referência do passado. Também quero mostrar para o poder público esse descaso com as construções e fazer do site um espaço para contar a história de São Paulo através da fotografi a. Tem uma seção chamada Demolidos, de edificações lindas com histórias fantásticas, mas que não existem mais, estão dando lugares a prédios modernos.

Como as pessoas podem colaborar?
Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, fazendo denúncias por telefone ou enviando e-mail com o local onde se encontra a construção abandonada ou em risco e fotos do lugar. Após uma triagem da equipe, a denúncia poderá ser publicada. Convidamos todos a participar – é um serviço de respeito à memória e ao patrimônio histórico da cidade.

Veja o site

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário