terça-feira, 4 de maio de 2010

O Mundo Sob Nova Direção

Sustentabilidade: O Novo Contrato da Sociedade com o Planeta.
A humanidade está iniciando uma nova caminhada no planeta.E tem inúmeros desafios pela frente que precisa vencer.
Os desafios das mudanças no clima podem estabelecer as bases de uma nova ordem econômica, social e ambiental para o mundo caso as metas e compromissos acertados para sua mitigação forem de fato colocados em prática. A hora é de arregaçar as mangas e agir: adotando ações e articulando compromissos que levem não apenas a uma redução nas emissões de carbono, mas à transformação da sociedade.
É preciso construir outra civilização com outro modo de produzir e consumir. Construir uma sociedade mais sustentável e justa. Nesse sentido, as empresas se perguntam: qual deve ser a efetiva contribuição delas para esta transformação?A resposta é trabalhar a gestão dos negócios com foco firme e verdadeiro na construção de uma economia verde, inclusiva e responsável.
Para tanto, é preciso haver um “guia” que oriente esta caminhada. Uma referência na qual as empresas, governo e sociedade possam se espelhar. Esta referência é a Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.
Organizada em quatro grandes princípios gerais e dezesseis artigos específicos, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Com isso, agrega novos valores a documentos importantes como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, além de servir como código universal de conduta para pessoas, instituições e Estados.
Já existem no Brasil ações empresariais que atendem estes princípios. A Conferência Internacional Ethos irá COMPARTILHAR com os participantes algumas dessas ações exemplares. Mas o efeito transformador delas só poderá se manifestar a partir de uma articulação de via dupla destas iniciativas com governos e sociedade.
O evento também irá DEBATER sobre o que consideramos os cinco indutores da Responsabilidade Social Empresarial: Educação, Mídia, Força Trabalhista, Poder Público e Lideranças Empresariais. O Instituto Ethos acredita que a responsabilidade das empresas com a sociedade, meio ambiente e economia é o caminho para a transformação.
Além disso, a Conferência proporcionará aos participantes momentos em que poderão APRENDER de forma direta e prática como implementar algumas ferramentas para o exercício de uma gestão socialmente responsável.
A programação da Conferência Internacional Ethos apresenta em 2010 os momentos COMPARTILHAR, DEBATER e APRENDER. Você escolhe que momentos deve vivenciar.
Mais uma novidade desta próxima edição serão atividades propostas pelos parceiros nacionais e internacionais da Conferência: Instituto Akatu, Movimento Nossa São Paulo, Accountability, Business for Social Responsibility, Fórum Empresa, Global Reporting Initiative, Pacto Global da ONU, Sustainability e Volans.
A 12ª edição da Conferência Internacional Ethos será uma experiência diferente do que tem sido em suas últimas edições. O Instituto Ethos pretende inovar com formatos mais participativos e com uma programação que possa trazer diferentes formas de trabalhar os temas propostos. O participante também usufruirá de uma dinâmica oferecida nos períodos de intervalo para que possa se relacionar de forma mais produtiva com os outros inscritos no evento. Reconhecemos que só iremos chegar às transformações que desejamos para o mundo a partir de soluções coletivas e compartilhadas – a partir de um universo de pontos de vista diversificados.
Participe das atividades gratuitas. Programação
Fonte: Uniethos

Nenhum comentário:

Postar um comentário