sexta-feira, 14 de maio de 2010

Livros de Plástico

Eles existem e prometem revolucionar o mercado editorial

Um projeto pioneiro da Universidade Federal de São Carlos vem dando o que falar no mercado editorial brasileiro. Trata-se da confecção de livros de plástico. Isso mesmo, caro leitor, estamos falando de livros feitos a partir de plástico reciclável.

Lançado na BrasilPlast do ano passado, uma feira destinada aos fabricantes da cadeia produtiva do plástico, o livro de plástico promete revolucionar o mercado editorial brasileiro nos próximos anos, já que tem apelo comercial pela preservação do meio ambiente.

Além da maior durabilidade dos livros de plástico, algumas vantagens e características deste novo “papel” devem ser enaltecidas. Entre elas, o menor consumo de tinta, que chega a ser 20% menor do que o consumo de tinta usada em relação ao papel comum. Outra questão interessante é que o papel plástico é impermeável e não amassa. Fora isso, ele é muito mais resistente a rabiscos e rasgos.

Apesar de todos estes benefícios e diferenciais, e de ter sido muito bem recebido pelas gráficas e editoras do país, o papel de plástico ainda tem uma participação muito pequena no mercado editorial brasileiro em razão de seu custo ser 30% superior ao custo do papel convencional.

No entanto, a perspectiva é que esta diferença venha a diminuir gradualmente, conforme a demanda for aumentando. Só para se ter uma ideia de como o livro de plástico já ocupa algumas prateleiras e bibliotecas do país, a Fundação Padre Anchieta já encomendou para este ano mais de 260 mil unidades de livros de plásticos recicláveis, para distribuir em 180 escolas técnicas.

Para quem pensava que o livro impresso estaria com os seus dias contados em virtude da criação dos Kindle’s e iPad’s da vida, o livro de plástico chega a ser uma lufada de ar fresco, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário