quinta-feira, 18 de março de 2010

Sistema transforma lixo orgânico doméstico em adubo

Clarissa " Kika" Cassab Danna, educadora e permacultora, membro do Instituto Coopera, fala sobre o sistema Minhocasa criado pela equipe do instituto, que permite o processamento do lixo orgânico em casa, transformando-o em adubo para plantas.

Mobilizadores COEP - O que é considerado lixo orgânico e quais os impactos gerados por ele no meio ambiente?
Clarissa Cassab Danna- Lixo orgânico e tudo o que foi vivo um dia, na forma vegetal ou animal (restos de verduras e frutas, ossos, casca de ovo, borra de café, papel, restos de vegetais...).
Cada brasileiro produz cerca de sete toneladas de lixo orgânico por ano, resultante de atividades industriais, comerciais, agrícolas, domiciliares, escolares, entre outras. O lixo doméstico representa 70% do que chega aos lixões e aterros do Brasil. E 65% (dos 70%?) é considerado orgânico.
O lixo orgânico quando colocado em um terreno (lixão) sem aeração, sem o equilíbrio químico (nitrogênio/carbono), sem a separação adequada dos resíduos, pode causar poluição do ar, do solo e das águas subterrâneas, sem se falar na contaminação das pessoas que trabalham na catação. Isso ocorre devido à fermentação destes resíduos, a formação do gás metano, poluente do ar, e do chorume, poluente do solo e das águas.

Mobilizadores COEP - Qual a melhor forma de destinar o lixo orgânico produzido nas residências?
CCD- A compostagem e a minhocultura em pequenos espaços, como os kits Minhocasa, são excelentes maneiras de se transformar restos de comida e material orgânico em ricos insumos para vasos de plantas, solos e jardins, eliminando os vários problemas sanitários e ambientais associados à falta de manejo dos resíduos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Mobilizadores COEP - O que é e como funciona a Minhocasa? O que estimulou sua criação? Ela pode ser utilizada mesmo em apartamentos? Não há risco de mau cheiro?
CCD- O Projeto Minhocasa é uma iniciativa para a conscientização sobre a problemática do lixo e suas conseqüências ambientais. Neste sentido, as pessoas e entidades participantes são levadas a refletir sobre o seu papel na sociedade e a promover mudanças significativas em seu dia-a-dia.

*Confira a entrevista na íntegra no site do Mobilizadores COEP, parceiro do Setor3.

Crédito da foto: Divulgação
Fonte: Setor 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário