sexta-feira, 19 de março de 2010

Na onda de games sociais, "Dengue Ville" mira o combate à doença

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais criou o game "Dengue Ville", cuja fonte de inspiração ocorre no popular jogo do Facebook, o "FarmVille". O "Dengue Ville", entretanto, é voltado a outro site de relacionamentos: o Orkut, que é bastante popular no Brasil.

"Em 'Dengue Ville', sua casa e seu bairro estão infestados de focos de dengue. Para sobreviver neste jogo, é preciso estar sempre atento e eliminar toda água parada onde o mosquito possa se reproduzir. Convide seus amigos e entre nesta batalha", afirma a apresentação do aplicativo.

Reprodução
"Dengue Ville", game cuja fonte de inspiração ocorre no popular jogo do Facebook, o "FarmVille"; ideia é combater a doença
"Dengue Ville", game cuja fonte de inspiração ocorre no popular jogo do Facebook, o "FarmVille"; ideia é combater a doença

No game, o usuário pode escolher entre quatro avatares e oito cenários (casa, quintal, interior da casa, rua, lote vago, praça, prédio comercial e parque). A missão é combater os focos de dengue.

O internauta passa o mouse e clica, por exemplo, para esvaziar garrafas e pneus, colocar areia nos pratos das plantas, cobrir caixas d'água, mobilizar os vizinhos, distribuir soro caseiro entre as vítimas da doença em um posto de saúde, dentre outras ações.

Ao realizar a tarefa, aparecem mensagens educativas, como "Muito bem. Não deixe nenhum vasilhame sem tampa a céu aberto. Vire a boca para baixo e, de preferência, encaminhe o que for lixo para a coleta pública".

À medida que o internauta elimina os focos de Aedes aegipty, ele sobe de nível. Começa no iniciante, passa por recruta da saúde, caçador de focos, herói do bairro, até o décimo: o "extermina dengue".

Se a pessoa fica muitos dias sem jogar, ao retornar, o avatar aparecerá amarelado, porque "você" pegou dengue. Uma mensagem explica que para continuar no jogo é preciso ir à unidade de saúde. Somente assim o avatar retoma a aparência saudável e volta a combater o mosquito.

A campanha de combate à dengue também inclui o Twitter: "denguemosquito" e "matadordadengue", segundo nota da secretaria.

Para acessar o aplicativo no Orkut, basta ir no endereçohttp://www.orkut.com.br/Main#AppInfo?appId=595836259944

Nenhum comentário:

Postar um comentário