quinta-feira, 18 de março de 2010

Governo e supermercados desestimulam sacola; setor químico as defende

da Folha Online

A rede de supermercados Carrefour prometeu oficialmente em evento nesta segunda-feira (15) que interromperia em quatro anos o uso de sacolas plásticas, em evento com o ministro do Ambiente Carlos Minc --a iniciativa tinha sido adiantada pela Folha há duas semanas.

No mesmo dia, no entanto, o engenheiro químico Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos --entidade que representa institucionalmente o setor-- afirmou que o uso das sacolas plásticas não pode ser proibido.
Segundo ele, "não há alternativas consistentes para substituir as sacolas plásticas, que são reutilizáveis e 100% recicláveis".

Ele afirmou, ainda assim, ser a favor das sacolas retornáveis e das sacolas biodegradáveis, mas que a opção deve ser sempre do consumidor, até porque muitos as utilizam como saco de lixo.
Além disso, defende que o produto seja utilizado de forma consciente e que sejam seguidas as normas técnicas ABNT para sacolas de qualidade, para evitar o desperdício.

Exagero
O gestor ambiental Fabiano Alexandre Neto Saraiva, do Instituto GEA (Ética e Meio Ambiente), discorda totalmente da afirmação de Esmeraldo sobre não haver alternativas consistentes. "É claro que que há alternativas: ecobags, ou sacolas retornáveis, são a solução", afirma ele. Afinal, elas pode ser reutilizadas sem número definido de vezes.
Saraiva também indica a utilização das caixas de papelão pelos supermercados, prática já adotada por alguns supermercados. Com isso, seriam reutilizadas as caixas em que os produtos chegam aos supermercados, e além disso o papelão tem um tempo de decomposição na natureza incomparável em relação ao plástico. "É uma diferença de cerca de um ano no caso do papelão para centenas de anos no caso do plástico", compara o gestor ambiental do GEA.

Ele concorda que a sacola plástica é 100% reciclável, mas é preciso lembrar que cerca de apenas 1% do lixo é reciclado hoje no Brasil. "É preciso checar para onde está sendo destinado o material depois", alerta ele.Quanto ao uso da sacola plástica como saco de lixo, ainda é preciso tomar o devido cuidado, pois muitos acabam utilizando sacolas em exagero e sobra nas residências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário