segunda-feira, 8 de março de 2010

Mesmo com a internet, livros ainda influenciam as pessoas


Diferente de outras épocas, os livros não encontram barreiras religiosas, sociais e raciais.
Desde que a escrita foi inventada, a humanidade tem a preocupação de transmitir sua cultura e valores por meio das letras. De pinturas rupestres nas pedras até a internet, o legado de costumes antigos e atuais são disseminados para o conhecimento e uso de todos. E os grandes personagens desta história são os livros. Muitos deles existem para levar o homem a refletir sobre sua vida e mudar conceitos que estavam arraigados no seu íntimo, atingindo tanto intelectuais, quanto pessoas que nem completaram o ensino fundamental.
Para Rafaela Sessenta, estudante de Pedagogia e intérprete de Libras, o livro que marcou sua vida foi o ‘Monge Executivo’. “Ele dá uma outra conotação ao amor, não de sentimento, mas sim de comportamento”, explicou. A estudante, que é protestante, recomenda o livro ‘O maior psicólogo de todos os tempos – Jesus, a Sabedoria de alma’ e a ‘Bíblia’. “A Palavra de Deus muda a nossa vida e nosso comportamento a cada dia. Devemos amar o próximo, como Jesus nos ensinou”, aconselhou.
O jornalista Heródoto Barbeiro, âncora da rádio CBN e apresentador do Jornal da TV Cultura de São Paulo, encontrou nos livros refúgio espiritual para um problema grave de saúde. Heródoto, que é budista, aplicou os conceitos da religião oriental para superar uma obstrução da artéria do coração que quase o levou a morte. “Conheço há trinta anos o livro Textos Budistas e Zen Budistas, escrito pelo professor Ricardo Gonçalves. Foram os primeiros textos sobre o assunto publicados no Brasil”, afirmou.
Além de leitor, Heródoto Barbeiro também é escritor. Um dos seus livros “Liberdade de Expressão”, foi escrito em parceria com os jornalistas Carlos Heitor Cony e Artur Xexéu.
O volume é homônimo a um quadro apresentado durante a semana na rádio CBN por Heródoto. O livro é uma continuidade do programa da rádio e discute temas atuais sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Leia na íntegra na edição 45 do jornal Espaço cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário