terça-feira, 16 de março de 2010

Bolsas de Resíduos se multiplicam e oferecem oportunidades de comercialização de materiais recicláveis

Mural de oferta e procura: ferramenta virtual, Bolsa de Resíduo funciona como banco de dados com informações sobre os aspectos quantitativos e qualitativos dos resíduos gerados (ilustração: Íris Jacomino)

Instrumento pouco conhecido entre a população, as Bolsas de Resíduos é uma estratégia recomendada pela Agenda 21 Brasileira como forma de contribuir com o desenvolvimento sustentável em esferas federais, estaduais e municipais, estimulando o aproveitamento de resíduos urbanos e industriais e sua reciclagem. Elas ajudam a movimentar toneladas de materiais no Brasil.

Um tipo de “bolsa de valores” virtual, a ferramenta é como um banco de dados com informações sobre os aspectos quantitativos e qualitativos dos resíduos gerados e funciona como um mural de oferta e procura. Esse mercado está se estruturando no meio empresarial. A troca de materiais como plástico, vidro, borracha, madeira, entre outros, também acontece entre os próprios empresários. O que antes era um problema passa a ser uma oportunidade de negócio. Ao invés de contratar um serviço de coleta para retirar o resíduo do pátio da sua indústria e levar ao aterro e pagar para deixá-lo ali, ele pode vender esse material como insumo para outro empresário, com quem se comunica pela internet.


Por Juliana Rocha Barroso
Fonte Setor 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário