quarta-feira, 29 de junho de 2011

15% dos homens brasileiros admitem já ter agredido uma mulher

Quinze por cento dos homens brasileiros admitem já terem alguma agressão considerada grave por eles mesmos contra uma mulher. A agressão física foi a mais citada por eles (34%), seguida por humilhação (12%). Mas a lista é variada, e inclui forçar a mulher a fazer sexo (2%) e obrigá-la a dar dinheiro ou pertences (1%). Os números são resultado da pesquisa “Percepções sobre a violência doméstica contra a mulher no Brasil”, realizada pelo Instituto Avon/Ipsos. O estudo ouviu 1.800 pessoas nas cinco regiões brasileiras.

“Uma técnica sofisticada foi utilizada pela primeira vez nas pesquisas sobre violência contra mulheres no Brasil, com o objetivo de obter respostas mais fidedignas para um assunto tão complexo. No capítulo relativo à violência vivenciada por homens e mulheres, os entrevistados preencheram o questionário em sigilo e o colocaram em um envelope”, diz especialista em pesquisa de opinião Fátima Pacheco Jordão, conselheira do Instituto Patrícia Galvão. “Dessa forma, evitou-se que o entrevistado se sentisse inibido ou influenciado a dar respostas padrão e aceitas pelo costume”.

Entre as mulheres entrevistadas, 27% disseram já ter sido vítimas de violência doméstica. Os tipos de agressão sofridos por elas seguem o ranking admitido pelos homens agressores, mas em maiores proporções: agressão física (47%) e humilhação (44%) lideram a lista. 15% das vítimas dizem já terem sido forçadas a fazer sexo.

Leia a matéria na integra IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário