segunda-feira, 2 de maio de 2011

Movimento Limpa Brasil organiza megamutirões

Neste ano, pelo menos sete cidades brasileiras organizarão um megamutirão para tirar seu lixo das ruas, transformando catadores de resíduos em cidadãos voluntários. O Movimento Limpa Brasil faz parte de uma ação maior – Let´s do it – que já varreu as ruas de diversos países europeus e asiáticos

Atenção Brasília e Rio de Janeiro! No começo de junho, todos os seus habitantes serão convocados a participar de um movimento que pretende retirar, em apenas dois dias, toneladas de lixo jogado em suas ruas. Se você mora em Guarulhos, São Paulo, Goiânia, Campinas ou Belo Horizonte, também fique ligado porque sua cidade se mobilizará para destinar o lixo descartado de forma incorreta ainda neste ano. E outros municípios também poderão manifestar interesse em participar deste movimento.

Trata-se do Limpa Brasil - Let´s do it*, que mobiliza cidadãos, prefeituras, catadores de materiais recicláveis e cooperativas de reciclagem para dar destino correto ao que é jogado pelas ruas do país (Para saber mais, leia Movimento Limpa Brasil quer tirar o lixo das ruas). Hoje, o movimento lançou a ferramenta virtual que ajudará a fazer o mapeamento de lixo pelas cidades em que passar.

A ideia inclui, também, outra ação voluntária: o registro fotográfico ou em vídeo de acúmulos de lixo ou entulho que forem encontrados pela cidade. O material produzido deverá ser postado no site do Limpa Brasil. O usuário deverá informar, também, em valores aproximados, peso e tamanho do lixo que está na rua, para que o movimento possa organizar a logística do mutirão a ser realizado. No dia da ação, os voluntários trabalharão em seus próprios bairros e reunirão os materiais em pontos previamente definidos pela organização. Cada ponto terá, pelo menos, uma caçamba e equipe de catadores, que destinarão os resíduos recicláveis às cooperativas. Aquilo que não puder ser reaproveitado será encaminhado pela companhia de limpeza urbana de cada cidade a aterros sanitários.

Leia na íntegra no Planeta Sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário