quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Moradores da zona sul de São Paulo se unem para melhorar praça e desenvolverem atividades culturais

Tia Cida é conhecida por muitos na Vila Santa Catarina, zona sul de São Paulo. Crianças, idosos e vizinhos sempre a chamam para pedir uma ajuda. Sempre disposta e com o sorriso aberto, lá vai Aparecida Santos de Lima ouvir mais uma história e tentar colaborar de alguma forma. O nome do projeto já diz tudo: Coração Família.

Em 1988, Aparecida estava cansada de ver o terreno abandonado, ao lado de sua casa, cheio de sujeira e com forte mau cheiro. “Jogavam tudo lá, tinha até cavalo morto”, lembra-se a moradora. Ela resolveu mudar aquele cenário e mobilizou os vizinhos para a limpeza daquele local. Durante a limpeza, Aparecida viu que precisava criar alguma coisa e até mesmo tornar esse local como ponto de encontro. Dessa forma surgiu o clube da amizade, inicialmente, formado por moradores da região.

Durante a desocupação do espaço, as pessoas que ajudaram na limpeza participaram do clube da amizade e aceitaram participar de outras atividades. Dessa forma foi se criando a equipe de voluntários. Atualmente a entidade é um centro de convivência da família que busca fortalecer a união familiar pelas atividades pedagógicas, culturais, artísticas e sociais no bairro. Contam com 10 voluntários para desenvolver as seguintes atividades: clube da amizade, hora do coração, momento mundo a fora, imprensa mirim, brechó nosso coração, cantinho do saber, amigos do coração. O primeiro a ser desenvolvido foi o clube da amizade, em que é oferecido aulas de música, de reciclagem, de leitura, e artesanato.

O momento mundo a fora é preferido das crianças. Tia Cida seleciona quem mais participa das atividades e tem comportamento saudável com todos. As crianças vão a parques, teatro, circo, exposições, entre outros passeios. Já chegaram a participar 30 crianças, de cinco a 13 anos de idades das comunidades da Alba, Alfaia e Espraiada, que ficam ao redor da Vila Santa Catarina. “Temos que pensar em tudo. Os passeios precisam ser sustentáveis. Entrada gratuita, alimentação e transporte a todos. Dá trabalho estruturar tudo, mas a recompensa fica na alegria deles”, revela Tia Cida.

Leia a reportagem na íntegra no site Senac, Setor3

Nenhum comentário:

Postar um comentário