quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coração e mente e as boas práticas em educação ambiental

Existe uma falsa idéia de que a pratica é mais importante que a teoria. A prática quando não fundamentada em boas idéias tende ao tarefismo, e pode nos conduzir a agravar o problema que se pretende resolver. Pode nos conduzir ao desinteresse por agir.

O que não significa que falar demais, teorizar demais e fazer de menos também seja uma boa idéia, pois tende ao cientificismo que acumula saberes nos arquivos, blogs, sites, livros, prateleiras, horas e horas de conversas e palestras, sem mudar grande coisa na realidade. O que também pode nos conduzir ao desinteresse pelo pensamento.

O ideal é quando boas práticas se apóiam em boas idéias e em conhecimento. E, como nada é perfeito, mesmo depois, quando estiver agindo, é preciso olhar em perspectiva, tomar certo distanciamento crítico da ação, para refletir se é isso mesmo a ser feito, se estamos no rumo certo, numa combinação entre a teoria e a prática, num processo contínuo e permanente de crítica e autocrítica.

Claro que dá trabalho, por isso existe gente que pensa, mas não faz, gente que faz, sem pensar e gente que não gosta de ser criticada quando está fazendo, ou pensando.

Leia a íntegra do Portal de Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário