quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Caminhada pode ajudar a reduzir desejo de fumar e de comer

Se sua promessa de ano novo é eliminar um mau hábito ou reduzir a quantidade de alimentos e perder alguns quilinhos, um truque simples, porém negligenciado, pode ajudar: caminhar. Quanto às estratégias de perda de peso, esta não é a mais glamourosa, mas estudos descobriram que uma caminhada acelerada ao redor do quarteirão pode aliviar significativamente os 'desejos', seja por junk food ou de acender um cigarro.

Num estudo de 2008, pesquisadores recrutaram um grupo de pessoas que comiam chocolate regularmente - indivíduos que comiam pelo menos duas barras de chocolate por dia - e os fizeram passar por um período de três dias de abstinência. Então os pesquisadores dividiram os participantes em grupos, colocando-os para trabalhar em testes cognitivos difíceis para aumentar o nível de stress e tentando-os com barras de chocolate já sem embalagem.

Os pesquisadores descobriram que, se os participantes caminhavam por 15 minutos numa esteira, a um ritmo acelerado, mas sem ser cansativo, eles tinham muito menos probabilidade de sofrer de 'desejos' e até apresentavam menor pressão arterial quando manuseavam barras de chocolate.

Leia a reportagem na íntegra no Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário