quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como reduzir o desperdício no escritório

Um e-mail impresso desnecessariamente, pilhas de papel que não serão recicladas, lâmpadas acesas sem necessidade: desperdiçar, no ambiente de trabalho, parece até ser normal. Mas não é.“Evitando o desperdício, podemos ter a mesma produtividade e ainda reduziros custos operacionais da empresa”, conta YuriLott, publicitário e gerente da Greensteps, iniciativa que dissemina práticas sustentáveis em empresas.

O primeiro passo é mudar a maneira de pensar da equipe. “A sustentabilidade no ambiente da empresa deve começar pela postura dos próprios gestores.” De acordo com Lott, a primeira mudança se faz na consciência, depois no comportamento. Para tal, o publicitário sugere deixar lembretes, cartazes ou inserir o assunto da sustentabilidade nos comunicados ou pautas de reunião para que sempre seja lembrado. “Vale criar uma campanha interna de incentivo à economia de recursos, visando a estimular as boas práticas de forma bem humorada.

A punição nunca é o melhor caminho.” Há boas sugestões de ordem prática, como utilizar da melhor forma a luz e a ventilação natural e instalar sensores de movimento para o acendimento de lâmpadas nas áreas comuns. Para evitar o desperdício de papel, a empresa pode adotar a impressão em modo frente e verso, além de imprimir os rascunhos e material interno sempre no modo econômico. Excesso de copos plásticos no dia a dia?Uma boa dica é incentivar o uso de canecas pessoais em detrimento dos copos descartáveis e instalar as lixeiras coloridas para o descarte seletivo de material.“As empresas estão entendendo que ser verde custa menos”, resume Lott.

Texto publicado no jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário