sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Instituições promovem ações solidárias de Natal

Organizações arrecadam fundos e incentivam a solidariedade

Todo fim de ano, instituições filantrópicas preparam ações solidárias para o Natal. Além de ser uma oportunidade para arrecadar fundos, é uma maneira de incentivar a solidariedade e ajudar aqueles que não têm condições financeiras de preparar a ceia ou comprar presentes. Em São Bernardo não poderia ser diferente.

A Instituição Assistencial Meimei, localizada na Paulicéia, é uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças e jovens. Para o Natal deste ano, foram confeccionadas 516 “sacolinhas”, que são kits contendo peças de roupa, calçados, produtos de higiene pessoal e brinquedos. De acordo com Denise de Lorena Afonso, responsável pelo desenvolvimento institucional da Meimei, é preparada uma lista com nomes de crianças com idade entre 0 e 14 anos, que fica disponível para quem quiser colaborar. Depois de recolhidas, as doações são organizadas por um grupo de 20 voluntárias.

Para Maria Aparecida Pereira, voluntária há 34 anos, fazer parte de uma ação social é muito gratificante. “As crianças são muito carentes e são uma paixão da gente. Nós trabalhamos para elas, só para elas. Qualquer coisa, por mais simples, que você fizer, elas agradecem muito.” Já para a voluntária Maria Esmeralda Martins, a satisfação é recíproca. “A gente vê a alegria nos olhos dos pequenos e ficamos felizes também.”As sacolinhas da Meimei serão entregues nos dias 17 e 18 de dezembro em uma confraternização para 1.066 pessoas, para os pais e as crianças. Além disso, vão ser distribuídas cestas com mantimentos.

A faxineira Maria do Socorro Vieira Santos é mãe de três filhos que estão cadastrados nos programas da instituição. “Nem sempre tenho condições de comprar um presente para eles. Neste ano, consegui comprar roupas para eles irem arrumados na festa”, disse. Para ela, o trabalho realizado pelas voluntárias é muito importante. “Você vê que eles têm carinho, capricho pelas coisas que estão fazendo. Eu não tenho palavras para agradecer as pessoas que fazem isso pela gente, pelos nossos filhos que nem conhecem”, completou.

Leia a matéria na íntegra RROnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário