sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Amazônia perdeu 153 km² de floresta em outubro, indica ONG

O ritmo de derrubada foi 21% menor que o registrado pelos satélites em outubro do ano passado e mantém a tendência de queda apontada pela organização nos últimos meses

O desmatamento da Amazônia em outubro atingiu uma área de 153 quilômetros quadrados (km²), de acordo com os números do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados nesta sexta-feira (10) pela organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O ritmo de derrubada foi 21% menor que o registrado pelos satélites em outubro do ano passado e mantém a tendência de queda apontada pela organização nos últimos meses.

Rondônia foi o Estado que mais desmatou a Amazônia em outubro, com 51km² de floresta a menos (34% do total derrubado no período). No Amazonas, os satélites registraram 46km² de novos desmates. Mato Grosso e Pará, que tradicionalmente lideram o ranking de desmatamento mensal, aparecem sem seguida, com 24km² e 16km² de área derrubada em outubro, respectivamente.

De acordo com o Imazon, os 153 km² de floresta derrubados em outubro foram responsáveis pela emissão de 9,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (medida que considera todos os gases de efeito estufa).

Entre no Portal da Abril.com e leia a matéria na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário