quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Birdwatching: formando fiscais voluntários da natureza












Incentivados pelas novas tecnologias, os brasileiros mostram cada vez mais interesse pela observação de aves – ou birdwatching –, mas vão além da simples admiração pela beleza desses animais e mantêm os olhos e ouvidos bem atentos a qualquer tipo de agressão ao meio ambiente

O Brasil está entre os três países do mundo com maior diversidade de aves, mas, por outro lado, é a primeira nação em espécies de pássaros ameaçados. Os dados são da SBO – Sociedade Brasileira de Ornitologia e revelam uma triste ironia, que, em partes, pode ser resolvida com a ajuda de uma atividade que é praticada desde o início do século XX na Europa e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil: o birdwatching.

Caracterizada pela observação de pássaros, nos mais variados ambientes, a atividade é considerada um hobby para os amantes das aves, mas pode ser uma preciosa aliada na preservação do meio ambiente. “Quando vamos a campo observar, enxergamos não só os pássaros, mas também a importância que cada elemento vivo tem para a natureza. A partir daí, é impossível ver alguém caçando ou desmatando e não se importar. Denunciamos para a polícia ambiental ou mesmo para o Ibama todo tipo de destruição que observamos”, contou o guia de birdwatching, Rafael Fortes.

Tomas Sigrist, que é fundador da editora Avis Brasilis, especializada em aves, e um respeitado autor de guias de campo para birdwatching, concorda com Fortes: “A mídia está falando cada vez mais a respeito da preservação do meio ambiente, mas são apenas frases que entram na cabeça das pessoas. Conviver com a natureza é uma experiência muito mais eficaz na busca pela consciência ecológica e, por isso, considero a observação de pássaros uma atividade prática e eficiente de educação ambiental”.

A fiscalização permanente dos birdwatchers, sem dúvida, contribui para a conservação da biodiversidade e para a diminuição do desmatamento, mas ainda tem uma influência muito restrita – sobretudo no Brasil, onde a atividade está crescendo, mas ainda engatinha. Por conta disso, Sigrist acredita que é importante valorizar outros benefícios dessa atividade, que, na opinião dele, também contribuirão para a preservação ambiental a longo prazo.

“As informações disponibilizadas na internet por birdwatchers amadores e profissionais, por exemplo, são muito importantes para que a comunidade científica reúna mais dados estatísticos sobre as espécies de aves. Mais para frente, esse material será excelente para definir, em todo o país, políticas de preservação ambiental eficientes”, explicou o especialista, que ainda citou benefícios imediatos do acúmulo de informações a respeito dos pássaros: “A presença das aves é um termômetro para a saúde do meio ambiente. Se existem muitos pássaros em um habitat, significa que ele está saudável. Se, pelo contrário, a quantidade de aves no local estiver diminuindo, pode ter certeza de que algo está errado naquele ecossistema”.

OBSERVAR DÁ MAIS LUCRO DO QUE PRENDER NA GAIOLA
Outro benefício do birdwatching é o desenvolvimento do turismo sustentável. Por ser uma atividade de baixo custo e impacto, a observação de pássaros representa uma excelente fonte de renda para as comunidades próximas aos pontos da prática e, ainda, incentiva o fim do desmatamento e da caça ilegal nessas regiões.

“Se os agentes financeiros investirem em mais infraestrutura nas pousadas e hotéis, a atividade chamará cada vez mais turistas e, consequentemente, será cada vez mais lucrativa.

Para ler na íntegra

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário