sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os professores merecem nossa gratidão


Muito além da matemática e do português, nossos professores nos ensinam – muitas vezes, pelas atitudes – valores importantes para a vida, como o respeito, a paciência e a dedicação. 15 de outubro é o Dia do Professor. Você já parabenizou o seu?

É natural: quando convivemos muito tempo com uma pessoa e, principalmente, quando a admiramos, passamos a nos espelhar no seu jeito de ver e viver a vida. É por isso que a função – e, por que não falar, o dom – de professor é tão importante.

Com certeza, na lista das pessoas com quem mais convivemos no nosso dia-a-dia, os professores aparecem nas primeiras posições. Eles passam várias horas ao nosso lado, cinco dias da semana, ensinando uma porção de coisas – com palavras e, também, atitudes.

É só prestar atenção: muito além da matemática e do português, os professores dão verdadeiras lições de respeito e paciência – quando, por exemplo, insistimos em falar sem parar com os amigos durante uma explicação – ou, ainda, de dedicação, nos momentos em que fazem o que for preciso para nos ajudar a entender uma matéria que é muito difícil.

Todos esses exemplos podem – e, aliás, devem – ser aprendidos por todos nós, para que saiam da sala de aula e sejam praticados dentro da nossa casa, com os amigos e, até mesmo, desconhecidos. Afinal, se cada um aprendesse o respeito, a paciência e a dedicação com seus professores – sem contar as outras várias lições que eles têm para ensinar –, já pensou como o mundo seria um lugar melhor para viver?

Em 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor e, para mostrar como eles são importantes para a construção de um mundo melhor, a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura escolheu um tema para a data: “A Reconstrução Começa pelos Professores”. Você já deu parabéns para o seu professor hoje? Aproveite e agradeça por tudo o que ele já te ensinou! Com certeza, cada lição aprendida, te ajudou a ser uma pessoa melhor!

Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário