quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Núcleo de Comunicação Marginal é indicado para o premio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA)

A Central Única das Favelas - CUFA cria o “PREMIO ANU 2010” para chamar a atenção da sociedade para os projetos socioculturais que impactaram positivamente as comunidades populares durante o ano de 2010.

A CUFA desenvolve seus projetos visando o fortalecimento da cidadania, trabalhando o social .

O Prêmio Anu vem para valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais, gerando bem comum para a população, auto-estima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social.


PROJETOS/INICIATIVAS

O Jurado deverá indicar neste site até 10 iniciativas, exclusivamente privadas, de seu Estado que, em sua opinião, mereçam receber o Prêmio.

As experiências que forem indicadas pelos jurados poderão ter patrocínio e apoio do Poder Público, mas os governos ou suas subsidiárias não poderão participar do processo de escolha.

Ademais, nenhum projeto ligado as Cufas nos Estados poderão participar da votação.

Caso o Jurado possua ou participe de alguma iniciativa, esta não poderá ser votada pelo mesmo.

Não serão contemplados, também, os projetos realizados fora desses espaços, ainda que sejam com o objetivo de atender aos moradores de favelas.

O Núcleo de Comunicação Marginal (NCM) é um coletivo de militantes e profissionais de várias áreas, oriundos do movimento de direitos humanos e moradores de comunidades periféricas. Mantém-se através de um fundo criado por seus membros, foi recentemente premiado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais e contemplado no edital de implantação de cineclubes, ambos da Sec. de Cultura de SBC/SP.

Temos como propósito: “Contribuir para o processo de democratização da mídia, objetivado em garantir a aplicação integral da liberdade de expressão e informação, consagrada em textos constitucionais, buscando condições para que as comunidades que estão à margem da sociedade possam exercer seus direitos civis, sociais e políticos, através das diversas manifestações de cultura para comunicação”.

A nossa iniciativa surgiu dentro dos próprios movimentos sociais, principalmente, os ligados à moradia e à defesa dos Direitos Humanos com o início de um processo de organização política, que visava a aquisição de moradia própria na área urbana para as famílias vitimas de deslizamentos e enchentes.

A luta de militantes e lideranças provocou também o olhar para as necessidades sócio-culturais da comunidade e com uma televisão de 14 polegadas o movimento iniciou em 2004 o “CINE FAVELA” (hoje “Sessão Fala Viela”), em que os objetivos das atividades eram as de reunir os moradores para assistir à produções cinematográficas nacionais e de realizar debates reflexivos.

O coletivo está formado para fomentar divulgar os pensamentos e realidades das comunidades periféricas, muitas das vezes criminalizadas pelos grandes meios de comunicação. Havia quatro eixos, que permaneceram e se ampliam com o projeto, por meio das ações promoverem: a reunião e organização dos moradores em torno de um eixo temático, a obtenção de momentos de lazer, debates dos encontros culturais e, finalmente, instrumentalização política e cultural dos moradores.


O NCM realiza as seguintes ações:


· Sessão Fala Viela

· Produção Fala Viela

· Revista Aqui Ó!

· Blog

O Sessão Fala Viela: Exibição de filmes ao ar livre em quatro comunidades, Favela da Biquinha, Favela do Montanhão, Alojamento José Fornari e Projeto Meninos e Meninas. As exibições ocorrem com a contribuição dos participantes das oficinas na logística e confecção. Elas são o principal instrumento para atrair o público para as demais atividades do NCM.

Produção Fala Viela: Encontros semanais com orientações de fotografia e vídeo para produções de peças áudio visuais, com crianças e adolescentes do Alojamento José Fornari. As técnicas de fotografia e vídeo para posteriormente introduzir a prática.

Os instrutores direcionam a metolodologia para a ampliação do olhar sobre o bairro e problemas que cotidianamente passam despercebidos. Dessa maneira instiga-se a participação e a reflexão para alternativas à realidade tornando os jovens protagonistas, cidadãos. Além do registro de imagens como exercício da oficina. Os encontros de produção de vídeo e fotografia acontecem aos finais de semana.

Como resultado dessas oficinas, estamos em fase de edição do documentário: “Minha Casa, Uma Luta”!.As imagens e depoimentos foram captados pelos adolescentes das oficinas de vídeo e fotografia.

A Revista Aqui Ó! - Revista digital com conteúdo de poesias, músicas, fotos, curtas e textos de militantes do NCM, parceiros e, prioritariamente, os produtos elaborados por participantes dos projetos. A edição é bimensal, mas durante todo o processo acontecem reuniões de construção coletiva do material.

O Blog –www.nucleodecomunicacaomarginal.blogspot.com é a principal Ferramenta de comunicação eletrônica instituída para fomentar as discussões da comunidade e região. Ele é primordial na divulgação e registro do trabalho, das atividades e é alimentado diariamente com notícias sobre as comunidades e matérias afins em três idiomas sendo eles: Português, espanhol e inglês.

Todas as ações do NCM são divulgadas através de lambe-lambe(cartazes colados em postes) e com postagens no nosso blog:http://nucleodecomunicacaomarginal.blogspot.com

Com essas ações pretendemos atingir os seguintes objetivos:

1º Promover a democratização do acesso aos meios midiáticos e criar meios alternativos com diversas linguagens com a perspectiva do público como protagonista de todo processo de produção e veiculação. Para divulgar produções culturais e artísticas dando visibilidade aos artistas locais e estimular a comunidade à valorizar e difundir esses trabalhos.

2º Mobilizar a comunidade para discutir, refletir sobre a realidade e as ações necessárias para sua transformação, utilizando ferramentas audiovisuais como cinema e fotografia.

3º Criar meios de comunicação populares e comunitários que cumpram o papel de noticiar atividades das comunidades periféricas e quebrem com o paradigma do senso comum a respeito das favelas.

4º Produção de peças audiovisuais como documentários, curtas, longas metragens que possibilitem veiculação e documentação das lutas e conquistas dessas comunidades.

5º Oportunizar através de nossas ações alternativas de cultuara para comunicação que se contrapunham ao tráfico e criminalidade.

O público-alvo do Núcleo de Comunicação Marginal possui um perfil diversificado, por ser uma iniciativa que agrega várias ações, mas que visa alcançar, principalmente, moradores de comunidades periféricas e de baixa renda.

Nossos projetos visam oportunizar novas possibilidades, novos olhares e através das ações proporcionarem discussões, que capacitem o nosso público para realizar as transformações que julgam necessário em suas comunidades. Dessa forma poderemos minimizar os impactos da violência, da exclusão, da discriminação.

Fonte: Leonardo Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário