sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Esportes e Sustentabilidade












Suspeito que a prática esportiva receba grande influência da sustentabilidade e o contrário também é bem verdade.

O esporte constitui-se de relações entre grupos sociais urbanos, para combinações de trabalho e vida e para enriquecer a cultura humana.

Torna-se um fenômeno cultural e social, que reflete objetivos econômicos, ideológicos, políticos, culturais, científicos e sociais. O esporte, como instrumento de saúde e lazer, oferece ao homem reações importantes aos sintomas negativos da sociedade atual, levando-o inclusive a uma busca de reencontro com a natureza.

Então, considerando essa premissa, é extremamente interessante a utilização da paixão esportiva como influência cultural. Durante a exposição aos campeonatos e competições, o torcedor se apresenta aberto à influência de seu desportista favorito. Esse comportamento é muito bem explorado pelo marketing esportivo.

A ferramenta demonstra ter um eficiente retorno para as organizações e, sendo assim, é fundamental o seu estudo e evolução para um melhor aproveitamento. As pesquisas nesta direção vão auxiliar na avaliação sistemática do comportamento do consumidor esportivo. Portanto, conhecer os fatores que levam à participação esportiva torna-se cada vez mais necessário para a implementação de diretrizes mais eficientes.

Essas variáveis podem ser altamente eficazes para o sucesso para estratégias abordando questões culturais, como no caso dos hábitos em Sustentabilidade, da mesma forma como são geralmente aplicadas pela organização para atingir suas metas e objetivos comerciais. De forma geral, a consequência de um trabalho efetivo nesta área é o desenvolvimento e crescimento da indústria do esporte.

Uma ação interessante, envolvendo o marketing esportivo/sustentabilidade, é a nova coleção de camisas para as Seleções patrocinadas pela Nike. A empresa lançou o novo conceito com uma camisa feita com plástico reciclado de garrafas PET. Oito garrafas são necessárias para fabricar cada peça.

O contrário também é válido: a pegada de carbono do esporte é relativamente pequena, mas o esporte, como parte da vida, está intimamente ligado a questões ambientais de forma a apresentar oportunidades e ameaças. Um futuro afetado pela degradação ambiental não é um cenário no qual os atletas de elite possam prosperar. Acesso reduzido a espaços limpos reduz a participação de jovens que dependem desse futuro.

O esporte tem a chance de desempenhar um papel preponderante na cena internacional, influenciando as opiniões dos líderes mundiais e do público em geral. Isso pode trazer benefícios significativos para as organizações esportivas e os seus líderes. A capacidade de comunicar em todos os níveis juntamente a associação de saúde também torna o esporte um veículo poderoso para transmitir mensagens ambientais em nome dos patrocinadores. Isto se tornará cada vez mais importante nas grandes corporações que estão sob pressão para demonstrar que são verdes.

Fonte: Portal da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário