quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cimento sustentável reduz emissão de CO2 nas obras
















5% de todo carbono lançado na atmosfera brasileira vem da área de contrução civíl


Existem várias maneiras de colocar a sustentabilidade dentro de casa, uma delas é a reforma sustentável.
Desde a construção até a decoração existem possibilidades para tornar esse processo amigável ao meio ambiente. Pequenos cuidados como o uso racional da água e da eletricidade durante as obras podem representar mudanças significativas no impacto ambiental.

Além disso o mercado de construção civil traz várias opções para deixar sua casa mais verde. O CPIII, por exemplo, é um cimento sustentável.

Os tipos convencionais possuem em sua composição um elemento chamado clínquer. A queima de uma tonelada de clínquer libera na atmosfera praticamente a mesma quantidade em CO2.

No caso do CPIII esse material é usado em menor quantidade, ele é misturado com escórias siderúrgicas (pequenos detritos resultantes do processo da fusão de metais). Opção que barateia o preço, dá uma maior durabilidade para o produto e ainda ajuda o meio ambiente.

A adição da escória no processo de fabricação do cimento representa uma redução de 2,5% na emissão de gás carbônico. Esses númenos se tornam significativos quando colocados diante da produção anual de cimento no Brasil, que ano passado foi de 50 milhões de toneladas.

A arquiteta Marcia Mikai Junqueira de Oliveira conta que esse tipo de cimento pode ser utilizado sem nenhum problema.
“O CPIII pode ser utilizado na maioria das construções, em quase todas as necessidades da obra (assentamento de alvenaria, argamassa, contrapiso, etc.) o que o difere dos outros cimentos é o tempo de cura e resistência”, diz.

Para ler na íntegra

Fonte: Atitute Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário