segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TI light















Parece que a indústria de TI saiu na frente da aviação na corrida climática. Segundo um novo relatório da Climate Savers Computing Initiative, o setor reduziu as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs) em cerca de 32 milhões de toneladas, desde 2007, o que significa que sua pegada de carbono deve encolher mais rápido do que as companhias aéreas mundiais.

As duas indústrias estão geralmente emparelhadas em termos de responsabilidade global para as emissões GEEs, segundo o relatório de 2007 do Gartner que mostra ambas as indústrias com uma quota de 2% da pegada de carbono mundial.

Aquele mesmo ano marcou o pontapé inicial da Climate Savers Computing Initiative, um consórcio global de gigantes da TI, em parceria com o World Wildlife Fund. Desde então o grupo tem feito um esforço concertado para reduzir a energia necessária para manter a infra-estrutura de TI em todo o mundo.

"Quando CSCI foi criada em 2007, os computadores desktop perdiam 50% da energia saída da tomada", diz Lorie Wigle, gerente geral do Eco-Technology Program Office da Intel e presidente do Climate Savers Computing Initiative. "Hoje, graças ao esforço coletivo de nossa organização, os fabricantes de hardware, dos grandes compradores de TI, e outros parceiros importantes, o setor de TI cortou esse desperdício em pelo menos 25%, nos novos sistemas".

A CSCI tem trabalhado em duas frentes para reduzir o consumo de energia: o aumento do número de desktops, laptops e servidores com tecnologias de gerenciamento de energia instalado e ativado, e o desenvolvimento de unidades de energia mais eficientes, ou UPAs.

Para calcular suas economias até agora, a CSCI contratou a Natural Logic para pesquisar a adesão dos membros da entidade em programas de gestão de energia para computadores e servidores. Os resultados mostram uma melhoria constante da adoção e associada a redução das emissões de CO2, com crescimento de quase 5,2 milhões de toneladas poupadas durante o primeiro ano de existência da CSCI e de mais de 36,8 milhões de toneladas poupadas até o final de seu terceiro ano.

Para ler na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário