terça-feira, 17 de agosto de 2010

Segmento das construções sustentáveis cresce no país


A preocupação com o meio ambiente provoca o crescimento da construção civil sustentável

A preservação do meio ambiente e o impacto que o homem causa ao ecossistema chegam à construção civil. O resultado dessa preocupação é o crescimento das construções sustentáveis, um novo segmento que ganha cada vez mais espaço no Brasil.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a construção sustentável traz retorno econômico. O custo da obra acaba sendo maior porque utiliza tecnologias mais modernas, como sistemas de aproveitamento de águas pluviais e tratamento de água. Porém, esse valor gasto a mais é recuperado em pouco tempo. “A venda do empreendimento é mais rápida, além da redução dos custos operacionais da edificação”, explica a consultora em sustentabilidade Rejane Pieratti. Os gastos são reduzidos a partir da diminuição do consumo de água (que gira em torno de 40%), do consumo de energia elétrica (30%) e a redução da produção de resíduos (que atinge 70%).

A ONG Green Building Council Brasil afirma que o setor das construções sustentáveis cresceu 27% no período de 2005 a 2008, e a previsão de crescimento até 2013 é de 53%. Ainda segundo a ONG, a cada R$ 1,00 investido na construção de edifícios sustentáveis, em 20 anos, R$ 15,00 são retornados, sendo deste total, 74% economizados em saúde e produtividade dos ocupantes, 14% na operação e manutenção e 11% no consumo energético e hidráulico.

A diretora da Associação Nacional de Arquitetura Bioeclógica (ANAB), Silvia Manfredi, é otimista em relação à expansão do segmento no Brasil. "A construção sustentável está em franco crescimento. Existem pessoas muito conscientes da sua responsabilidade com relação ao meio ambiente, principalmente as gerações mais jovens. O fato é que em pouco tempo a construção sustentável será a única solução possível, face a todos os desafios ambientais que já começamos a enfrentar: o alto custo dos recursos naturais e a escassez deles".

A construção sustentável baseia-se no tripé da sustentabilidade: deve ser ecologicamente correta, consumindo menos recursos e causando menor impacto ambiental. Além disso, deve ser socialmente justa, culturalmente aceita e economicamente viável. Para se ter uma idéia de que forma a construção sustentável beneficia o meio ambiente, basta citar os seguintes dados do Sindusco, Secovi e Eletrobrás:

. o setor da construção civil é responsável por 42% do consumo de energia elétrica;

. 21% do consumo de água;

. 50% do consumo dos recursos naturais do planeta;

. 75% do consumo de madeira da região amazônica;

. produz 60% da massa de resíduos sólidos no Brasil

Fonte: Portal da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário