quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ônibus a Hidrogênio

















Buscando melhores soluções para o transporte público e pensando no bem-estar das futuras gerações, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP coordena o “Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio”, veículo que será utilizado no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara).

A iniciativa poderá colocar o país na vanguarda mundial do uso de energia limpa e renovável nos transportes. É o primeiro ônibus movido a hidrogênio da America Latina.

O primeiro protótipo do veículo foi fabricado para a EMTU/SP, em Caxias do Sul (RS). O ônibus tem emissão zero de poluentes, liberando para a atmosfera apenas vapor d´água e foi lançado em 1º/07/2009 na sede da EMTU/SP, em São Bernardo do Campo (SP).

O projeto tem direção do Ministério das Minas e Energia (MME) e conta com recursos do Global Environment Facility (GEF), aplicados por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Governo de São Paulo.

Participam do consórcio internacional para desenvolvimento do projeto as seguintes empresas: AES Eletropaulo, Ballard Power Systems, Epri, Hydrogenics, Marcopolo, Nucellsys, Petrobras Distribuidora e Tuttotrasporti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário