sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Esportes e Sustentabilidade











Veja como a prática esportiva recebe grande influência da sustentabilidade e como o contrário também é bem verdade

Segundo Luís Antônio da Costa, o esporte popular recebe várias denominações, tais como, esporte participação, esporte de tempo livre, esporte lazer, esporte comunitário, esporte para todos, etc. Essa nova concepção aumentou consideravelmente a dimensão social do esporte ao introduzir-se na abrangência do novo conceito de esporte no qual se incorpora o sentido da participação, relacionando a perspectiva de bem comum da participação.

O esporte constitui-se de relações entre grupos sociais urbanos, para combinações de trabalho e vida e para enriquecer a cultura humana. Tornam-se um fenômeno cultural e social, que reflete objetivos econômicos, ideológicos, políticos, culturais, científicos e sociais. O esporte, como instrumento de saúde e lazer, oferece ao homem reações importantes aos sintomas negativos da sociedade atual, levando-o inclusive a uma busca de reencontro com a natureza.

Então, considerando essa premissa, é extremamente interessante a utilização da paixão esportiva como influência cultural. Durante a exposição aos campeonatos e competições, o torcedor se apresenta aberto à influência de seu desportista favorito. Esse comportamento é muito bem explorado pelo chamado marketing esportivo.

A análise das variáveis de influência leva ao entendimento dos motivos que levam as pessoas ao envolvimento e comprometimento com o esporte, e seu consequente consumo. A relação do consumidor esportivo com o produto ocorre em três dimensões: benefícios, atributos e atitudes.

O marketing esportivo demonstra ter um eficiente retorno para as organizações, e sendo assim, é fundamental o estudo desta ferramenta e sua evolução para um melhor aproveitamento. As pesquisas nesta direção vão auxiliar no estudo sistemático do comportamento do consumidor esportivo. Portanto, conhecer os fatores que levam à participação esportiva torna-se cada vez mais necessário para a implementação de diretrizes mais eficientes.

Para ler na íntegra

Fonte: Portal da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário