terça-feira, 6 de julho de 2010

Falta de limpeza nas ecobags representa risco à saúde













Pesquisa realizada nos EUA mostra que as ecobags que não são higienizadas regularmente podem ser foco de bactérias como a E. coli, que contaminam os alimentos e representam sério risco à saúde, sobretudo das crianças

As ecobags são consideradas uma das principais alternativas para a redução do uso de sacolas descartáveis, que causam grandes prejuízos ao meio ambiente (para saber mais leia a reportagem Excesso de sacolas descartáveis causa grandes danos). No entanto, uma pesquisa realizada recentemente nas universidades norte-americanas do Arizona e da Loma Linda mostrou que os consumidores devem ter alguns cuidados básicos para que as ecobags não representem nenhum risco à sua saúde.

Isso porque, de acordo com o estudo, as sacolas reutilizáveis que não são higienizadas acabam se tornando foco de bactérias – especialmente coliformes, como a E. coli e a Salmonella –, que contaminam os alimentos e podem causar sérios problemas de saúde aos consumidores, ou até mesmo a morte. As crianças, de acordo com a pesquisa, são as mais vulneráveis à contaminação, por possuírem um organismo mais frágil, e as regiões de clima quente, como o Brasil, são as mais propícias para a proliferação das bactérias.

O problema é facilmente combatido com uma rápida limpeza semanal nas ecobags, no entanto, a pesquisa mostrou que 97% dos usuários de sacolas reutilizáveis que foram entrevistados não faziam ideia de que é preciso higienizar, periodicamente, as sacolas e, portanto, nunca haviam lavado suas ecobags.

De acordo com os autores do estudo, a falta de informação dos consumidores acontece porque o governo e a própria mídia não divulgam informações sobre o assunto. Para mudar essa situação, os pesquisadores sugerem que o governo promova iniciativas de educação ambiental, como, por exemplo, estimular os fabricantes das ecobags a imprimirem, nas próprias sacolas, instruções para a higienização do produto.

Além disso, é necessária a realização de campanhas que expliquem ao consumidor que, para evitar a proliferação de bactérias, é essencial que se use ecobags diferentes para transportar alimentos crus e outros tipos de artigos de consumo, como livros e roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário