segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cultura como base da cidadania

Em uma sociedade caracterizada por tantos problemas sociais como a brasileira, diversas são as ações realizadas para promoção da cidadania. É comum, hoje em dia, diversas manifestações culturais brasileiras preconizarem o exercício da cidadania e disseminarem valores que lutam contra os problemas do nosso país. Tais manifestações não só trabalham com a música e dança, mas também com a filosofia que discute e promove a reflexão do mundo em que vivemos.

A professora de música Josely de Moraes Antônio é coordenadora do projeto “Teias de Cidadania” desenvolvido no Colégio Metodista em São Bernardo do Campo. O projeto promovido pelo Núcleo de Formação Cidadã da Universidade tem como proposta desenvolver um espaço alternativo fora do horário de aula para que crianças e adolescentes aprendam na prática o significado da cidadania por meio de oficinas como arte e cultura, inglês, filosofia e música. De acordo com a professora, todas as oficinas são voltadas à reflexão do mundo em que vivemos, desde a cidade até o nosso País.

“Um movimento popular fomenta valores oriundos de uma determinada cultura, e se o mesmo busca uma participação coletiva na construção da cidade, então ele ajuda a construir a cultura”, afirma Josely. A professora acredita que a cidadania não é exercida individualmente e que as pessoas devem ser enxergadas como parte de uma coletividade. Para tanto, o seu projeto procura entender a cultura como espelho de diversos grupos sociais e étnicos. “Não existe cultura isolada, pensada individualmente”, completa.

Segundo a atriz e produtora cultural Vivian Pereira, a cultura fomenta, além de princípios de coletividade, a expressão de liberdade do homem. “Sentindo-se livre, o cidadão pode expressar o que sente e pensa, além de se abrir para assimilar conceitos para a construção de sua própria vida e meio em que vive”, afirma. Vivian faz parte do Abaçaí Cultura e Arte, uma organização social criada há 35 anos que preconiza a valorização do ser humano por meio da arte e da cultura.

“Cultura é tudo que construímos em nosso dia-a-dia”, diz Vivian Pereira. Tanto Vivian quanto Josely, acreditam que não existe homem sem cultura. Assim sendo, segundo elas, é imprescindível que a nossa atual sociedade saiba fazer uso desse importante artifício, a fim de que sirva principalmente como alicerce da cidadania. Como o projeto Teias de Cidadania, coordenado pela professora Josely, diversos outros planos são colocados em prática no Brasil para que a sociedade valorize mais a sua própria cultura e descubra que ela pode ir muito além da dança e da música.

Kelly Santos
Patrícia Basílio


Nenhum comentário:

Postar um comentário