sexta-feira, 26 de março de 2010

Gestão sustentável de empreendimentos sociais

Alternativas para a infoexclusão

No atual momento em que se discute as responsabilidades do poder público para com a sociedade, torna-se oportuna a reflexão do papel da Tecnologia da Informação (definição utilizada para “Informática”, a partir dos anos 90, fundamentada nos seguintes componentes: hardware e seus dispositivos e periféricos; softwares e seus recursos; sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações – Rezende, 2000) no Terceiro Setor.

Um estudo divulgado pelo Governo Federal mostra que 79% dos brasileiros nunca interagiram com um computador e 89% nunca navegaram pela Internet. Apenas 14,4% da população têm acesso regular a um PC. Para Pierre Levy (filósofo, escritor francês e referência fundamental da cibercultura), “o problema do Brasil não é a falta de computadores, mas o analfabetismo digital”.

Esta conjuntura nos remete ao fato de que surge um novo perfil para o trabalhador, com permanente capacidade de aprendizagem e de adaptação a mudanças, que saiba trabalhar em grupo, de preferência em equipes multidisciplinares, além do domínio da linguagem das máquinas, ou seja, deve também ser alfabetizado do ponto de vista digital.

Leia essa matéria na íntegra: Jornal espaço cidadania edição n°20

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