segunda-feira, 29 de março de 2010

Doutor Quitanda

Nem sempre é preciso engolir fórmulas amargas para combater doenças. Alimentos saborosos são capazes de atenuar males comuns

A solução para uma dor ou um desconforto físico pode estar na quitanda mais próxima. Ou bem na sua cozinha. Alguns alimentos e suas receitas, de aparência singela e preparadas intuitivamente, escondem formulações potentes que funcionam como remédios. “Vale destacar que muitos dos compostos encontrados nas ervas e nos alimentos atuam em sinergia”, diz Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta. Assim, uma substância complementa a ação da outra e juntas dão um chega pra lá no mal-estar. Sem falar que essa “farmacinha” caseira pode ter um gosto especial. Nesta reportagem, você vai conhecer alimentos e pratos especiais para certos tipos de desconforto – e nem será preciso tampar o nariz ou fazer cara feia para consumir.


Alecrim, o digestivo Além de deixar um rastro perfumado no preparo de peixes e outros pratos, o tempero colabora para a digestão e afasta a dolorosa gastrite. “O alecrim também impede a formação de gases”, diz Vanderlí Marchiori. Por tudo isso, a erva é bastante comum na culinária asiática. Mastigá-la depois das refeições se tornou um hábito por lá. “Ela contém substâncias capazes de estimular a produção de suco gástrico e que, ao mesmo tempo, protege a mucosa do estômago”, explica a nutricionista. Sem contar sua ação antibacteriana. Todos esses atributos são de responsabilidade de um grupo de compostos chamados terpenos e do ácido rosmarínico. A sugestão de Vanderlí é consumir os raminhos frescos e, de preferência, orgânicos. Para os hipertensos, ela avisa: “O alecrim pode elevar a pressão arterial. Então consuma com parcimônia”.


Leia a matéria na íntegra


Fonte: Vida Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário