terça-feira, 23 de março de 2010

Duelos verdes

O que é melhor para o planeta: beber vinho ou cerveja? Usar joias ou bijuterias? Ter filhos ou não? Aqui está um guia de sustentabilidade nos mínimos detalhes
É MELHOR TOMAR ÁGUA EM COPO DE PLÁSTICO OU ANDAR COM UMA CANECA?
COPO
Para suprir sua mítica necessidade diária de 2 litros de água, uma pessoa precisaria consumir 16 copinhos de 125 mililitros por dia, quase 6 mil por ano. Ainda que fabricar os copos consuma 100 litros de água, eles servirão 730 litros - 732 em anos bissextos.

Mas a fabricação das embalagens provoca a emissão de 4,6 quilos de CO2 e outros gases responsáveis pelo aquecimento global. Só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagem de embalagens produzem gases de efeito estufa equivalentes aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano.
Por fim, cada copinho demora pelo menos 100 anos para se decompor.
CANECA
Lavar uma caneca de 200 mililitros por 5 segundos gasta 500 mililitros de água. • Logo, se os tais 2 litros por dia forem bebidos nessa caneca, será necessário lavar o copo 8 vezes, gastando quase 4 litros diários de água.

Ao longo de um ano, essa atividade terá consumido 1 460 litros de água - 1 464 em anos bissextos.
Conclusão Beber água em um recipiente reaproveitável causa menos danos ao planeta.
FONTES Sabesp, Ciclo de Vida das Embalagens no Brasil, de Renata Valt (Thesaurus Editora), Beverage Marketing Corporation, Proconve.


Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário