terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Calor leva o consumo de energia a bater recordes no Brasil

Mas o conforto dos eletrodomésticos como o ar-condicionado pode ser aproveitado sem desperdícios

Nunca antes na história deste país se consumiu tanta energia elétrica. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pelo controle das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), que cobre quase todo o país, anunciou que no dia 3 de fevereiro de 2010, uma quarta-feira, foi batido um recorde histórico. Pouco depois das 15 horas, foi atingido um ponto máximo de demanda instantânea – 70.400 MW – jamais visto no Sistema Nacional. Nunca o consumo máximo havia ultrapassado a marca de 70.000 MW.

Ao longo da primeira semana de fevereiro, os recordes históricos de consumo de energia foram batidos dia após dia. De acordo com a ONS, os recordes ocorreram devido às altas temperaturas no Brasil, que rondou os 35º C em várias regiões do país. Com tanto calor, aumenta o número de aparelhos de ar-condicionado e de ventiladores ligados pelo país afora.

A pior notícia é que, para atender um consumo tão alto, foi necessário ligar mais usinas termelétricas, que geram energia com a queima de gás natural. O gás é um combustível fóssil, que emite poluentes e gases de efeito estufa, os responsáveis pelo aumento do aquecimento global. O aquecimento global poderá levar às mudanças climáticas que ameaçam a natureza e a vida humana.

No Brasil, em torno de 92% da energia elétrica é gerada pelas usinas hidrelétricas, que têm alguns impactos ambientais importantes, como o alagamento de grandes áreas e o deslocamento de populações, mas são consideradas “limpas” em relação à emissão de poluentes. As poluidoras termelétricas a gás são responsáveis pela geração de 4% da eletricidade do país.

Por Fátima Cardoso
Instituto Akatu

Leia está matéria na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário