quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Consumo de sódio

Muito tem se debatido sobre o consumo de sódio e suas consequências para a nossa saúde. Confira abaixo o artigo escrito pela professora Juliana M. Morimoto, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Metodista, que fornece importantes informações sobre o tema.


"O sódio é um mineral essencial para o metabolismo humano, pois atua na manutenção da pressão sanguínea. A principal fonte de sódio em nossa alimentação é o sal de cozinha – 40% de sua composição são de sódio.

A recomendação atual é que o consumo diário de sal deve ser de no máximo 5 gramas, o que corresponde a 1 colher rasa de chá. Porém pesquisas têm demonstrado que a população brasileira consome habitualmente o dobro do recomendado. Portanto, é necessária a redução do consumo de sal, pois seu consumo excessivo é uma das causas da hipertensão arterial (aumento da pressão do sangue).

O sal, e consequentemente o sódio, estão presentes também em alimentos industrializados salgados, como alimentos em conserva, temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, sopas industrializadas, embutidos, queijos, entre outros. Assim, para diminuir a ingestão de sódio, deve se reduzir o consumo deste tipo de alimento industrializado com alto teor de sódio, além do sal.

É importante salientar que não devemos deixar de consumir sódio pois este mineral possui funções específicas no organismo humano. Devemos consumir quantidades adequadas de sódio para que não tenhamos o risco de doenças como a hipertensão arterial."

Fonte: Guia Alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição.

Profa. Ms. Juliana M. Morimoto Nutricionista e docente do Curso de Nutrição da Universidade Metodista de São Paulo

Imagem: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário