sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Alunos de Escola Pública reciclam óleo de cozinha

Há três anos, a Escola Estadual Doutor João Victor Lamanna, em Jacareí, no Vale do Paraíba, realiza o projeto de reciclagem do óleo de cozinha. O produto é transformado em sabão caseiro pelos alunos.

Orientados pela escola, os estudantes de 1ª a 4ª série (Ciclo 1) levam o óleo de cozinha utilizado em casa e com ajuda dos professores preparam a mistura com soda cáustica (manejada pelos docentes) que resulta no sabão em pedra. A quantidade de sabões é dividida entre os alunos.

“Além de aprender a reciclar o óleo, as crianças adquirem uma consciência ambiental. A nossa preocupação é mostrar os danos seríssimos causados ao meio ambiente pelo óleo de cozinha. Por exemplo, um litro de óleo despejado polui um quilômetro do solo”, explicou a professora e coordenadora do projeto Iris Ferreira da Silva Amaral.

A escola também desenvolve oficinas de reciclagem de óleo junto à comunidade, ajudando a evitar o descarte do produto no sistema de esgoto comum. Muitas famílias aprenderam a reciclar e veem no trabalho uma fonte de renda. “Existem mães que aprenderam a receita e produzem o sabão em casa para vender”, informou a professora. Para se ter uma ideia, é possível transformar cinco litros de óleo de cozinha em até trinta pedras de sabão.

Para quem se interessar, a receita é a seguinte: Cinco litros de óleo usado e coado, um litro de soda cáustica, um balde e um cabo de vassoura para preparar a mistura. Quem quiser pode juntar a mistura com um copo de desinfetante, detergente e sabão em pó.

Crédito da imagem: arquivo da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário