quarta-feira, 20 de abril de 2011

S.Caetano incentiva plantio de árvores

No intuito de tentar controlar a poluição atmosférica em São Caetano, os vereadores aprovaram em primeira votação, projeto do Executivo que institui Plano de Arborização Urbana. A iniciativa visa estimular, dentro do período de 12 anos, plantio de espécies nativas e, com isso, ampliar e qualificar a área verde da cidade.

A proposta determina aspectos criteriosos para derrurabada, que será analisada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Estabelecimentos comerciais que disponham de, no mínimo, quatro vagas de estacionamento destinadas a clientes, deverão ser providos de vegetação. A proporção a ser obedecida será de uma espécie árbórea para cada quatro vagas.

A lei torna obrigatório o plantio de árvores, no máximo, a cada dez metros lineares de fachada dos imóveis. Os canteiros não poderão ser impermeabilizados. Fica proibida a poda nas espécies que estão em período de floração ou frutificação, Além disso, a lei estabece multas para quem infringir as normas.

Leia a reportagem na íntegra no Diário do Grande ABC

De acordo com o projeto, a Prefeitura tentará envolver a população visando a preservação da arborização. A administração deverá realizar, de forma gradativa, a reposição das espécies inadequadas para o plantio.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Osvaldo Ceoldo (PV), com base em levantamento da Pasta, a proposta tem como objetivo expandir áreas verdes, estipulando que a cada duas árvores perdidas haverá plantio de três, num processo de educação ambiental em parceria com empresas.

"A compensação ambiental tem sido feita, porque é uma norma estabelecida. Temos aproximadamente 28 mil árvores em áreas públicas, ou seja, calçadas, parques e praças, sob responsabilidade da Prefeitura. O incentivo vai existir e, em casos de calçada, não havendo recusa por parte dos proprietários, caberia lugar compatível para 9.000 árvores."

Ceoldo afirma que o projeto define o papel do poder público e do cidadão para aumentar a área verde.

Segundo o vereador Maurílio Pompílio (PV), a cidade necessita há bastante tempo de replanejamento no plantio. "O secretário sozinho não tem poder para resolver o problema. Precisávamos da iniciativa."

Apesar de favorável à proposta, o oposicionista Gilberto Costa (PP) pondera que as ações do plano deveriam ser promovidas pela própria Secretaria de Meio Ambiente e não pela de Serviços Urbanos, como propõe a matéria. "A dificuldade fica por conta de que a Pasta não tem infraestrutura, espaço físico e nem pessoal, pois fica num pequeno espaço na Escola de Ecologia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário