segunda-feira, 28 de março de 2011

Sérgio Bessermann e as perspectivas para a Rio+20

Mestre em Economia e professor da PUC-RJ, Sérgio Besserman Vianna é um dos mais renomados estudiosos das consequências econômicas e sociais das mudanças climáticas globais. Para ele, a Rio+20 será uma reunião decisiva para o mundo: "Pela primeira vez, o tema do desenvolvimento sustentável será debatido no contexto da economia e da sociabilidade global. A reunião sinalizará, também, a vontade política para a tentativa de um novo acordo sobre as mudanças climáticas, em função do encerramento da vigência do Protocolo de Kyoto em 2012. Para o Brasil, é o momento do governo Dilma expor ao mundo a mensagem do País sobre o tema".

Sua visão ambientalista sobre a economia, pincelada de humor e ironia, é um bom incentivo à reflexão e ao debate. Por isso, o Planeta Sustentável recebe Besserman, conselheiros e convidados (entre eles, alguns leitores que acompanham nosso trabalho via site e redes sociais) para um bate-papo sobre a Rio+20, conferência mundial que será realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012, e terá como tema "Desenvolvimento Sustentável, Economia Verde e Combate à Pobreza" (Leia a reportagem O que esperar da Rio+20).

O objetivo da conferência é renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ou Eco-92. A fraca liderança da ONU nas questões climáticas, nos últimos anos, pode transformar essa grande oportunidade numa simples reunião de balanço de tudo o que foi feito até agora, tomando por base os documentos definidos na Eco-92, como a Declaração do Rio de Janeiro, a Agenda 21, a Declaração de Princípios sobre as Florestas, a Convenção sobre Mudança do Clima e a Convenção sobre Diversidade Biológica.

O Brasil pode se destacar de forma bastante relevante nesse encontro e se tornar protagonista - como aconteceu na Convenção sobre Biodiversidade, em Nagoya, no Japão, no ano passado. Mas, para isso, a organização das lideranças - científicas, políticas, empresariais - e a mobilização da sociedade são imprescindíveis.

Quer participar desta conversa com Besserman? Até 12h do dia 28/03, envie e-mail - para psustentavel@abril.com.br - indicando nome, RG e profissão e explique porque deve participar deste encontro. As vagas são limitadas, por isso, se você for escolhido para participar, receberá email de confirmação de sua inscrição até 18h.

Notícia publicada no Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário