sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Poluição pode mudar cheiros e atrapalhar polinização de abelha

Uma série de evidências sugere que o aroma das flores pode ser vital no trabalho de insetos polinizadores. "O perfume tem um papel muito mais importante do que prevíamos anteriormente", comenta o biólogo Jeffrey Riffell, da Universidade de Washington, em Seattle (EUA).

Para descobrir o que acontece dentro do cérebro de um inseto polinizador, Riffell ligou 80 eletrodos a mariposas do tabaco e colocou em suas antenas diferentes aromas derivadas de uma flor predileta. O resultado é que nove aromas levaram a uma atividade neuronal, agindo como se fossem feromônios sexuais, o que as atrairia sobremaneira e influenciaria a polinização.

A bióloga Jordanna Sprayberry, da Muhlenberg College, na Pennsylvania, também faz experimentos com zangões, que procuram alimento e polinizam plantas durante o trajeto.

Ao contrário das mariposas, as abelhas costumam usar a visão para navegar e retornam para a fonte de alimento.

Para Sprayberry, a procura por novas fontes de alimento seriam feitas através do cheiro. Se ele fosse alterado, por fatores externo como a poluição, ou, pior ainda, removido, as abelhas poderiam morrer.

Os dois biólogos alertam sobre a necessidade de se considera o odor na interação com o ecossistema. Suas descobertas foram apresentadas em janeiro, durante conferência em Salt Lake, em Utah.

Reportagem publicada na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário