terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Movimento Limpa Brasil quer tirar o lixo das ruas

A partir de março, as ruas de grandes cidades brasileiras serão tomadas por mutirões do Limpa Brasil - Let´s do it! para varrer todo o lixo despejado ilegalmente. E você pode participar deste movimento pelo descarte responsável de resíduos

Lixo acumulado nas ruas, infelizmente, é um cenário comum nas grandes cidades brasileiras. O impacto disso ao meio ambiente, no entanto, chega na vida de todos. Poluição dos rios, entupimento de esgotos, e proliferação de doenças são apenas alguns deles. Com os objetivos de tirar todo o lixo despejado ilegalmente nas cidades e trazer informações sobre o descarte correto de resíduos, chega ao Brasil um movimento internacional que realiza mutirões de limpeza em cidades.

Let´s do it! é o seu nome. Ele foi criado em 2007 pelo ambientalista estoniano Rainer Nolvak e já removeu o lixo das ruas de países europeus e asiáticos. No Brasil, foi lançado como Limpa Brasil – Let´s Do it!*, no ano passado, pela empresa de comunicação ambiental Atitude Brasil.

A primeira mobilização está prevista para a capital fluminense, no dia 27 de março. Com um mês de antecedência, começa a ser feito um mapeamento virtual dos locais que devem ser atendidos. O objetivo é juntar o maior número de voluntários possível para ajudar na coleta de lixo. Eles vão tirar os resíduos espalhados pelas ruas de bairros ou comunidades próximos de onde moram. Em cada região haverá um coordenador para organizar o mutirão. E nas cidades em que passar, o movimento contará com o apoio de cooperativas de reciclagem, para destinar os resíduos recicláveis, e de empresas locais de gestão de lixo, que ficarão responsáveis pela parte orgânica. Através do site do movimento*, também é possível se candidatar para trabalhos prévios, como os de organização, logística e divulgação das ações.

Mais 13 mutirões, que podem durar um ou dois dias, estão previstos para serem realizados em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Belém, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador. Outras cidades que se interessarem pelo projeto podem se manifestar. Elas devem atender a alguns critérios, como os que exigem a participação de: - três pessoas físicas atuantes na cidade; - três ONGs atuantes no setor; - três secretarias representantes do município e - dez empresas para atuar como patrocínio, copatrocínio ou apoio.

No Brasil o projeto terá um formato diferente do Let´s do it realizado em outros países. Isso porque, aqui, o movimento identificou que a cultura do descarte de resíduos precisa ser trabalhada para uma maior preservação ambiental do território brasileiro. Não adianta apenas retirar o lixo das ruas se, depois, as pessoas voltarem a poluí-las. Por isso, após a primeira etapa de remoção dos resíduos, o movimento pretende implementar um projeto educacional sobre reciclagem e sustentabilidade em escolas públicas, com a colaboração do Instituto Akatu. O Limpa Brasil também está estruturando outras etapas com ações sócio-educativas para aprofundar a questão com a sociedade brasileira.

Reportagem publicada no Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário