quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Grandes cidades nem sempre são as mais poluentes, diz estudo

Grandes cidades como Nova York, Londres e Xangai emitem menos poluição per capita na atmosfera que lugares como Denver e Roterdã, informa estudo divulgado na terça-feira (25).

Pesquisadores examinaram dados de 100 cidades em 33 países em busca de pistas sobre quem seriam os maiores poluidores e por que, de acordo com o estudo publicado na revista especializada Environment and Urbanization.

Enquanto cidades do mundo todo foram apontadas como culpadas por cerca de 71% das emissões causadoras do efeito estufa, cidadãos urbanos que substituíram os carros por transporte público ajudaram a diminuir as emissões per capita em algumas cidades.

Por exemplo, as emissões per capita da cidade de Denver, no oeste dos Estados Unidos, somam aproximadamente o dobro das emissões de Nova York, onde vivem 8 milhões de pessoas e na qual há um sistema de metrô amplamente utilizado.

"Isso pode ser atribuído ao fato de a grande densidade demográfica de Nova York pedir um uso menor do automóvel para a locomoção", informa o estudo.

As emissões per capita de Denver (21,5 toneladas de carbono equivalente) foram até mesmo superiores às de Xangai (11,2 toneladas), Paris (5,2) e Atenas (10,4).

Leia a reportagem na íntegra no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário