terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Enchentes aumentam risco de doenças infecto-contagiosas; saiba como se proteger

As chuvas fortes de verão provocam enchentes e aumentam o risco de contaminação por doenças infecto-contagiosas. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta sobre a necessidade de prevenção para evitar problemas de saúde ocasionados pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.

Um dos principais problemas é a leptospirose, doença causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana. Se a pessoa tiver contato com a água ou a lama das enchentes precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor-de-cabeça. Nesse caso, será preciso procurar um médico imediatamente e relatar que teve contato com alagamentos.

Outra doença que pode surgir após o período de chuvas é a hepatite A, que pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarreia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifoide, causada pela Salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.

Veja as dicas no Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário