terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Compostagem: mudança que nasce dentro de casa

A decomposição da matéria orgânica sempre aconteceu na natureza e tem um papel muito importante na manutenção da vida no planeta, transformando restos e partes de tudo que um dia foi vivo em nutrientes para micro-organismos e para as plantas. A compostagem é o processo de decomposição dos resíduos orgânicos feito de forma controlada, para não causar problemas sanitários, como insetos, roedores e mau cheiro. Seu produto final é o composto ou húmus, essencial para a produção orgânica de alimentos.

Uma família britânica, composta por mãe, pai e filha de 9 anos, ganhou espaço nos noticiários do mundo inteiro no começo de janeiro. O motivo? Ter produzido apenas uma sacola de lixo durante todo o ano de 2010. Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona plantam grande parte do que consomem, reciclam tudo o que é passível de reciclagem e transformam restos de alimentos em adubo. Dentro de um pequeno saco, restaram apenas alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.

A primeira conclusão a que se pode chegar com esta história é que, finalmente, e cada vez mais, ações que envolvam o conceito de sustentabilidade e de preservação de recursos naturais merecem espaço na mídia. A segunda conclusão é que não é difícil agir. Pode ser trabalhoso dar início à mudança de comportamento mas, uma vez iniciada, a tendência é tornar-se algo natural e permanente.

Seja qual for o motivo, e para a sorte do planeta, é cada vez mais fácil encontrar bons exemplos, como o da família Strauss, bem perto da gente. Perto mesmo. Logo ali, no bairro Carandá Bosque, mora a família Rezende. Uma visita a uma feira de flores, no ano passado, apresentou uma prática denominada compostagem à matriarca e ao primogênito da família, e mudou completamente a maneira de praticar o descarte de lixo na residência.

Leia a íntegra e veja como fazer em casa na Rede da Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário