quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Barulho do trânsito aumenta risco de derrame em idosos

Chance de ter um AVC é ainda maior entre as pessoas com mais de 65 anos

Morar perto de uma via movimentada pode trazer mais problemas à saúde do que se imaginava. A exposição ao barulho do tráfego aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. De acordo com pesquisa publicada nesta quarta-feira na edição online do European Heart Journal, o perigo é maior nas pessoas com mais de 65 anos.

O estudo mostrou que as chances das pessoas abaixo dessa faixa etária sofrerem um AVC eram estatisticamente desprezíveis. Contudo, acima dessa idade, o risco aumenta 27% a cada 10 decibéis a mais de barulho - e cresce ainda mais se o barulho ultrapassar os 60 decibéis.

A pesquisa é um recorte do estudo dinamarquês Dieta, Câncer e Saúde, que recrutou 57.053 pessoas com idades entre 50 e 64 anos. Deste total, 51.485 participantes forneceram os locais em que moravam há pelo menos dez anos e os resultados mostraram que 1.881 sofreram derrame.

Para o estudo, os pesquisadores consideraram o nível de poluição do ar, a exposição a vias movimentadas e a rota de aviões, além de outros fatores como estilo de vida, fumo, dieta e consumo de álcool e cafeína.

Notícia na íntegra na Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário