segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

30% da água do país é ruim ou péssima

Nenhuma das fontes de água do país é boa e, para piorar, 30% está ruim ou péssima, de acordo com monitoramento da ONG SOS Mata Atlântica. As 70% restantes foram consideradas regulares.

Foram analisados 43 corpos d’água, entre rios, lagos e córregos, em 12 Estados e no Distrito Federal durante o ano passado, e a classificação segue critérios do Ministério do Meio Ambiente. O resultado mostrou que em 25% dos locais monitorados pelo projeto a qualidade era ruim, e em 5%, péssima.

Espírito Santo e Pernambuco têm as fontes de água com melhores condições, mas ainda com classificação regular: rio Doce, em Linhares (ES), e lagoa Maracajá, na cidade de Lagoa dos Gatos (PE).

Já os piores corpos hídricos ficam na Bahia e no Rio de Janeiro. São eles o rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), e o lago do Quinta da Boa Vista, na capital carioca.

Para a ONG, o fato de nenhum local ter sido classificado como bom ou ótimo indica a necessidade de ações em todos os Estados. De acordo com a coordenadora do programa Rede das Águas, Malu Ribeiro, “a participação da sociedade é fundamental”.

Noticia publicada no Metro

Nenhum comentário:

Postar um comentário