terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Time de rúgbi adaptado é o único na região

Os Tigres QuadRugby é o único do ABC; modalidade é praticada por pessoas que possuam pelo menos três membros lesionados

Um esporte de alto impacto, que exige força e velocidade. É assim que os atletas do Tigres QuadRugby denominam o rúgbi sobre cadeira de rodas, praticado por tetraplégicos ou pessoas que possuam pelo menos três membros lesionados. Primeiro e único time da modalidade no ABC, e em toda Grande São Paulo, o Tigres foi formado em abril de 2009 e hoje conta com oito atletas.

Rafael Yamana, 26, é um dos idealizadores do time e foi, também, quem deu o nome à equipe. Yamana contou que “procurava por um mascote, um animal, que representasse força. Foi aí que surgiu o ‘Tigres’.” Morador de Diadema, Rafael jogava rúgbi em Campinas, mas a distância dificultava a prática. Então, ele resolveu montar uma equipe no ABC, junto com Alan Mazzoleni, presidente da Ong Viva as Diferenças.

Alan Mazzoleni se identificou com o esporte, pois “o rúgbi acaba desmistificando muita coisa.” Segundo ele, as pessoas acreditam que “a tetraplegia é o ‘cristal’ da deficiência.

Todo mundo acha que o tetraplégico não faz nada, que se encostar no tetraplégico ele quebra, mas o rúgbi prova o contrário.” E completou: “ele [o rúgbi] mostra que a gente tem velocidade, força e capacidade. Além de dar independência, ajuda muito em termos de reabilitação, tanto no físico como no psicológico.”

Leia a reportagem na íntegra no Portal RR Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário