quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Secretaria da Saúde promove vacinação contra sarampo e meningite C

Desde o mês passado, a Secretaria Estadual da Saúde está convocando os moradores do Estado de São Paulo, com idades entre 1 e 19 anos, para tomar a vacina contra o Sarampo. O objetivo é reforçar a prevenção contra a doença, após registros de casos ocorridos em estados brasileiros como Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Só no ABC, devem ser vacinados mais de 750 mil jovens. A vacinação, oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é a única maneira eficaz de prevenção contra a doença, e está disponível nos postos de postos de saúde.

O Estado de São Paulo não tem casos da doença desde 2000, mas a ocorrência em outros estados e a proximidade do período de férias, quando muitos jovens irão viajar pelo Brasil ou para o exterior, reforça a necessidade de prevenção.

Segundo o calendário oficial de imunização de São Paulo, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses de idade, com reforço entre 4 e 6 anos. Desde 2008 há indicação de imunização também para pessoas com até 19 anos que não receberam, comprovadamente, a segunda dose.

Além da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, as pessoas que comparecerem aos postos de saúde também irão receber doses que estejam em atraso na caderneta como, por exemplo, da vacina contra hepatite B.

A doença - O sarampo é causado por vírus, de transmissão respiratória e altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e pele avermelhada.

Meningite C

A Secretaria do Estado de São Paulo está disponibilizando até dia 31 de dezembro a vacina contra meningite C.

Segundo dados da própria Secretária, no ABC devem ser vacinadas 37 mil crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses de idade. Para essa faixa etária é necessário apenas uma dose da vacina. Já as crianças menores de 1 ano deverão tomar duas doses da vacina e um reforço quando completarem 1 ano.

A partir de janeiro, a vacinação contra a doença está oficialmente no calendário de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde). As crianças deverão ser imunizadas com 3 e aos 5 meses de idade e tomar o reforço com 1 ano.

Atualmente a vacina está disponível da rede pública só para combate a possível surto da doença.

A doença - A Meningite C é uma doença bacteriana e contraída pelo contato com pessoas que tem a doença. Os sintomas mais comuns são febre, rigidez na nuca e dor de cabeça, além de sensibilidade a luz, confusão mental, manchas na pele.A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

Infelizmente a meningite é uma doença que pode levar a morte se não diagnosticada ou deixar seqüelas como surdez, cicatrizes permanentes, amputações e lesões cerebrais. Mas quando diagnosticada a tempo a meningite C tem cura por meio de antibióticos. O tratamento é feito no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário