terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Número de doares de sangue cai durante as festa de final de ano

Com a chegada das festas de final de ano o número de pessoas que doam sangue diminui, deixando os estoques dos hemocentros em baixa.

Maria Angélica de Camargo, responsável pelo setor de doação de sangue do hemocentro do Hospital São Paulo, explica porque há um déficit de sangue em grande parte dos hospitais brasileiros. “Não existe na população brasileira o hábito de doar sangue espontaneamente, porém quando existe um apelo, todos se mobilizam, o nosso trabalho na Unifesp nos últimos cinco anos foi de deixar a doação de sangue como um hábito na população, tanto que mais de 80% dos nossos doadores doam espontaneamente, e destes 40% retornam para doar mais de uma vez no ano”.

A falta de informação é um dos principais fatores que levam as pessoas a não doarem e muitas vezes só começam a doar quando alguém próximo necessita como nos contou Adriana de Oliveira Domingues, 36, antes de fazer a doação no hemocentro do Hospital São Paulo – “Comecei a doar quando minha irmã precisou de doação de sangue, tivemos que juntar pessoas, pois não tinha sangue o suficiente.”

QUEM PODE DOAR - Qualquer pessoa que tenha de 18 a 65 anos e esteja em boas condições de saúde pode ser doador. Devem pesar mais de 50 kg, comparecerem com documento oficial com foto e não estar em jejum.
Fica proibido de doar pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade; estão em período de gestação ou amamentação; que ingeriram bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação ou ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Também não estão em condições de doar pessoas com antecedentes de doenças que são transmitidas pelo sangue como:
• Hepatites B e C.
• AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e HTLV II
• Doença de Chagas.
• Usuários de drogas ilícitas injetáveis e malária.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas e segundo Maria Angélica é feita uma triagem inicial que antecede a doação para verificar as condições do doador e não há nenhum risco nesse processo.

SERVIÇO:
Hemocentro Unifesp/ Hospital São Paulo. Rua Botucatu, 620 - Vila Clementino. Tel.: (11) 5539-7289
Colsan - Hospital Estadual Mário Covas. Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321. Tel.: (11) 2829-5162
Hospital Estadual de Diadema- Posto de Coleta e Transfusão. Rua José Bonifácio, 1641. Tel.: (11) 4056-9075
Colsan - Hospital Anchieta. São Bernardo Campo- Rua Fioravante Demarchi, 37. Tel.: (11) 4338-4080


Veja a reportagem na íntegra no RROnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário